terça-feira, dezembro 21, 2004

O Cobrador de Fraque

Há tempos foi contactado por telefone. Supostamente um indivíduo com o mesmo nome que eu teria adquirido, por crédito, um desumificador no valor de 300 contos e estaria em falta de pagamento de várias prestações. Inquiriram-me se eu tinha o nome em questão, disse que sim, se era residente em determinado endereço na Amadora, disse que não e só depois me esclareceram o motivo do telefonema. O caloteiro tinha, em simultâneo com o não pagamento das prestações, mudado de residência sem comunicar a nova à empresa de crédito. E tinham encontrado o meu contacto via lista telefónica. Ulteriores telefonemas se sucederam num espaço de meses até me deixarem em paz (?). Há cerca de duas semanas ocorreu o último.

Uma pesquisa no google português com o meu nome completo e sem o “dos” que dele faz parte fez encontrar, excluindo as reais referências à minha pessoa, outros “Paulos” com nome idêntico ou semelhante. Um deles era um pintor da Câmara Municipal de Leiria envolvido num processo em tribunal. Temi, por momentos, que o homem mudasse de casa e me aparecesse qualquer dia, cá em casa, um oficial de justiça ou uma missiva a convocar-me para um tribunal de terras do Liz. Era de noite…
«Batem à porta. O olho mágico da mesma faz adivinhar um cangalheiro. Um cangalheiro?!
- Quem é?
- Serviços de recuperação de créditos mal parados!
- Como?
- É o cobrador de
[crz#%&]aque!
- Áque? Tráque? Quem? Não encomendei nada! Já vieram ler a electricidade. Eu pago por estimativa…
- É o Cobrador de Fraque!
Valha-nos Deus! - interrogo-me receoso. Abro a porta.
- Sou o Cobrador de Fraque. Tenho actividade licenciada e disponho de mecanismos legais para efectuar cobranças mal paradas. Tenho uma deontologia própria e apenas em casos de maior gravidade posso usar da violência física.
- Mas, mas, mas…
- Estou legitimado para efectuar uma cobrança em dívida ou, no caso de não cumprimento desta, de fazer um relatório que circunstancie o valor de certos objectos da sua casa para eventual accionamento judicial de penhora.
- Pois, mas eu não sei se…
- Posso entrar?
[inquire, entrando]
[silêncio]
- A sua residência parece-me bem desumidificada…
- Não, não! É muito húmida! No Inverno até chove em cima da cama!
- É? Não sinto…
[tirando um mecanismo portátil esquisito do bolso interior do fraque]. Hummmm …só regista dois ängstroms por metro-quadrado…
- Olhe aquelas nódoas de humidade ali na parede do canto! Vê?!
- Hum?? Aquilo parece-me pintura de quarto de bebé. E diz em baixo “Dumbo”…
- Não! Isso é uma construção aleatória que as pingas de humidade fizeram…é como a teoria do caos, percebe?
- Pois… quanto valerá este relógio? Hummm… marca “timex”… “24 rúbis”…
- Isso é presente do meu padrinho… é uma imitação da loja dos trezentos…
- E tem contraste… é prata… hummmm…
Já irado, clamo:
- Ponha-se daqui para fora! Eu não sou quem procura! Não tenho dívidas mal paradas! Fora! Fora!
Ele sai. Tranco a porta. Oiço-o ainda a bater na porta do apartamento ao lado. Abre-se. Ainda constato:
- Sou o Cobrador de Fraque. Tenho actividade licenciada e disponho de mecanismos legais para efectuar cobranças mal paradas. Tenho uma deontologia própria e apenas em casos de maior gravidade …»

Acordo sobressaltado. Nunca mais como torresmos antes de ir para a cama…

ADENDA: Quero agradecer ao JVC (que me agrupa nos blogs "inclassificáveis" ;-]), ao Jorge, ao Hugo , ao Luís Aguiar, ao J.G. Teixeira, ao Luís, ao João Gonçalves e à Margaridapor terem colocado um link deste blog nos seus. A alguns deles só faria uma pequenita observação: "Acontecencias" não é, pelos vários dicionários que consultei, uma palavra que faça parte do léxico português. Por tal não se sujeita às regras gramaticais, designadamente as de acentuação, da língua de Camões. E não leva acento circunflexo. Corrijam-me se estiver enganado. “Inventei-a” para, logo a seguir, descobrir que já era usada no Brasil… Helas!

3 Comments:

Blogger JVC said...

Estou a refazer os meus links. Claro que o Acontecencias vai saltar para a Educação e com todo o mérito.

dezembro 21, 2004 7:50 da tarde  
Blogger Chris Kimsey said...

Obrigado, JVC. Mas eu brincava. Coloque onde quiser. Ter um link no seu blog para o meu é, para mim, uma honra onde quer que ele esteja.

Não sendo um blog que eu consiga classificar (lá está! É inclassificável...:-]) não me repugna nada estar nessa categoria. Grande abraço! ;-D

dezembro 21, 2004 8:06 da tarde  
Blogger MJMatos said...

Antes que me esquecesse, lá fui retirar o acento circunflexo ...

dezembro 22, 2004 10:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home