quarta-feira, dezembro 22, 2004

Nacionalismos parolos

Fui ao cinema no outro dia. Um grande acontecimento para quem tem um bebé de 20 meses já que o pimpolho é o rei da casa. Sem uma intenção pré-deliberada de ver algum filme em particular.
Cheguei ao estabelecimento e escolhi aquele que me parecia o menos mau: “O Tesouro Nacional” com Nicholas Cage a protagonizar a fita.
O filme entretém mas a trama narrativa é simplista: uma caça a um tesouro imenso através da descodificação de pistas enigmáticas. Um mau da fita visa o mesmo tesouro. Ganham os bons. Maus são presos. Tesouro é encontrado. Pronto, já está.

Transpiram, a meu ver, duas mensagens:
1. a tentativa de explorar a lógica (apócrifa mesmo que se lhe chame “romance”) do “Código de Da Vinci” que parece cativar multidões: a desmistificação de factos tidos como certos na história e a substituição por outros mais sensacionais ou contraditórios em relação à filosofia que lhes subjaz secularmente, aparenta atrair as massas. “Cristo era uma mulher, afinal!”, “E Da Vinci também!”, “Maomé era secretamente da Ordem dos Templários!”, “A Arca da Aliança está algures na Reboleira!”, “Nietszche era um extra-terrestre vindo das Plêiades!”, apregoam, qualquer dia os “Davincianos” (sem prejuízo para o eminente artista e, entre outros, inventor que, porventura, revolverá na tumba…). Não há pachorra…

2. a (re)inculcação de valores patrióticos norte-americanos. De facto, “O Tesouro Nacional” explora vários ícones (e iconoclastas…) da história dos E.U.A. sempre com um cunho nacionalista: todos os suportes das pistas (ou as próprias pistas) para encontrar o tesouro são plenos de conteúdos elogiosos à fundação da nacionalidade norte-americana; às suas lutas internas ou contra os imperialistas britânicos, com destaque para a “Declaração da Independência”, o supra-sumo dos ícones. É parolo.

Sempre me estranhou algo na indústria norte-americana nos filmes de “blockbuster”. Já tinha notado uma certa ambiguidade (ou duplicidade) no que diz respeito, por exemplo, ao sexo: por um lado uma vertente pudica assinalável, por outro a exposição de evidentes cenas sexuais baratas e desbragadas. E o que dizer da classificação de filmes? Uma das mais restritiva do mundo justamente no país onde a pornografia cresce geometricamente dia após dia?

Mas, n' “O Tesouro Nacional” a coisa parece-me mais grave. Noto aquilo que me parece ser a tentativa mais ou menos explicita de exportar para todo o globo o nacionalismo bacoco da nação norte-americana. Como que a dizer: “Nós só temos 250 de história mas é tão rica, tão diversa, tão humanista e tão mais variada que a vossa, Velha Europa, Velha Ásia e… os restantes, que têm milhares de anos mas de marasmo ou de lutas fratricidas, mortes escusadas e de guerras por vinténs… Aprendei, parolos!”.

Não há pachorra...

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pauuuuuluuuuu! Primalhaçu! Não venho cá há ene! Mudaste o aspecto. Nunca mais passaste pelo #professores?? A kidinha tem perguntado por ti.

Eu vi esse filme e conversei com uma amiga de que na América seria um bom filme didáctico para o ensino da História. Mas aceito a tua opinião. E as terras do demo? hi! hi!
Jinho
CS

tinadeck@hotmail.com

dezembro 22, 2004 9:26 da manhã  
Blogger saltapocinhas said...

Olá!!
Muito obrigada pelo destaque! Já é a segunda vez que me acontece, qualquer dia estou a dar autógrafos! (a dar não, a vender que sempre é mais rentável!!)
Quantos aos americanos... são uns burros mesmo (e eu nem gosto de generalizar, que faria se gostasse!!). Além de burros são hipócritas e imperialistas.
Os filmes deles batem sempre no mesmo, mas os meus filmes preferidos são os deles :-(
Não gosto da generalidade dos filmes europeus, portugueses inclusivé (nós seremos europeus?). Os filmes americanos são bons para te entreteres um bocado e deve ser para isso que o cinema serve. Se te queres cultivar vê o Odisseia ou o NG! Ou então lê um bom livro ( e aí sim, os portugueses são dos melhores do mundo!)
Mais uma vez, obrigada pelo destaque. Mas,se achas o meu blog interessante porque nunca apareces, hã? hã? E está para aqui uma pessoa a escrever, a escrever, e se calhar tu nem lês, humm??

dezembro 22, 2004 6:01 da tarde  
Blogger Chris Kimsey said...

olá saltapocinhas! ;-D
Já fui ao seu blog enne vezes. Porventura não deixei nenhum comentário porque de relevante nada me suscitou dizer. Mas visitas já fiz muitas e li, e vi, vários post's. O destaque é merecido. Um grande abraço para si. P.L.

dezembro 22, 2004 6:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home