quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Pobres e mal agradecidos…

De novo com o meu estimado 1.º Ciclo do Ensino Básico. Quando “trabalhava” numa escola do 1.º C.E.B. aqui há uns anos atrás pediu-se a cada uma das crianças de uma turma da 4.ª classe que inventassem uma história. Esta é uma delas.
"O pobre o e o rico
Era uma vez uma menina rica e ela tinha uma filha e vivia sozinha mais a filho e ela uma vez pensou e disse para a filha gostavas de ter aqui uma pessoa em casa e a filha disse tá bem e depois a mãe foi a um bairro de pessoas pobres e disse para uma senhora ceres
[queres] viver comigo eu vivo sozinha mais a minha filha e a senhora pobre disse assim tá bem e foi lá para casa e depois comprarão le roupa e ela gastava o dinheiro todo e a rica tinha muita pena dela e um dia a pobre espolesou [expulsou] a rica da casa mais o filho e a pobre começou a gastar o dinheiro em borgas e quando não tinha dinheiro ia buscar a rica mas a rica já não é rica porque espolsaram [expulsaram] a de casa agora é pobre e ela não tinha dinheiro mas tinha que dar senão a outra [pobre] matava-a e a filha.

Depois a outra
[pobre] com tanta droga morreu e dice lá no ospital desculpa o que eu te fiz sofrer a ti e a tua filha manda lá ir a polisia tirar a droga nos cantos da casa e vive muito feliz. FIM Marta Joana, 10 anos
(respeitadas as "ortografia" e "sintaxes" originais)

Moralidades e vivências infantis…

7 Comments:

Blogger JorgeMorais said...

Moral da história:
manter os pobres sempre pobres, ou eles não saberão o que fazer com tanto dinheiro ;-)

fevereiro 17, 2005 11:18 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Vês como o Karl Marx não tinha razão? Até as crianças sabem :)

fevereiro 17, 2005 12:31 da tarde  
Blogger saltapocinhas said...

Meu deus tanto erro! e as ideias baralhadas...para não falar da história!
e ultimamente também nem sempre consigo comentar no teu ou nos outros blogs desta família!

fevereiro 17, 2005 4:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só por curiosidade: a menina da imagem é a rica empobrecida ou a pobre enriquecida? :)
Nelson

fevereiro 17, 2005 7:02 da tarde  
Blogger Chris Kimsey said...

A saltapocinhas vê erros ortográficos e sintácticos (que existem, claro) e eu vejo sobretudo representações numa história inventada. Diferentes prismas para uma mesma realidade...

fevereiro 17, 2005 7:07 da tarde  
Blogger saltapocinhas said...

Eu também falei da "história" da criatura! só que comentei lá na escola no meu miserável intervalo no meio das minhas sandes, dos curativos aos feridos e das separações de brigas (ouvir testemunhas, decidir quem fica ou não de castigo...).Mas como tu já tinhas falado da parte "moral" da coisa eu como tinha pouco tempo, virei-me para o outro lado!

fevereiro 18, 2005 1:57 da manhã  
Blogger Chris Kimsey said...

Tudo bem, saltapocinhas. Eu julgo não ter feito nenhum juízo de valor. A tua participação é sempre apreciada. ;-D

fevereiro 19, 2005 8:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home