quarta-feira, fevereiro 09, 2005

Para Prof.'s do 1.º C.E.B. e não só: "Todos Diferentes, Todos Iguais" à guisa de provocação...

Diz J. C Castãno (1996):
"Esta é talvez uma das «armadilhas» mais atraentes em que caímos na construção dos discursos interculturais. Esta frase, com um certo impacto e significativo conteúdo metafórico, converteu-se em bandeira de tolerância e de não discriminação. Mas devemos reflectir sobre o absurdo da mesma: como se pode ser igual a alguma coisa e ao mesmo tempo diferente dessa coisa? Misturam-se planos de diferentes níveis: o direito de ser tratado com igualdade, com o desejo identitário de ser definir-se como diferente de outro. Esta diferenciação eleva-se a categoria absoluta com a expressão «todos», algo muito oposto às ideias de tolerância. A quantidade de esclarecimentos e matizes que devem ser feitas para obter o sentido da frase não parece recomendar a sua utilização e ainda menos no âmbito escolar, no qual o grau de abstracção que é necessário para tornar útil a frase não costuma ser utilizado pelos agentes da educação primária.
Não será esta uma nova forma de construir docemente a diferença/desigualdade, invocando agora os acordes do reconhecimento da diversidade?"

Pois... o que acham? Eu cá acho que...

5 Comments:

Blogger saltapocinhas said...

Cá por mim somos todos diferentes: os tratamentos é que devem ser iguais. Ou melhor: salário IGUAL para trabalho IGUAL. Um dia destes vou falar sobre o assunto! Primeiro vou comprar uma armadura...
O teu filhote já está curado do tratamento??

fevereiro 10, 2005 1:13 da manhã  
Blogger JVC said...

Óptimo post, que obriga a pensar sobre as limitações dos slogans.

fevereiro 10, 2005 9:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Colocas em causa uma coisa que eu tinha por adquirida... :|
Nelson

fevereiro 10, 2005 12:44 da tarde  
Blogger JorgeMorais said...

Havia um filme dos Monty Python em que uma multidão dizia:
- Nós somos todos diferentes.
Mas um homem, no meio da multidão diz:
- Eu não, eu sou igual.

fevereiro 11, 2005 12:42 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu nunca gostei muito desse slogan. É tudo preto ou branco.
Tina

fevereiro 18, 2005 2:31 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home