sexta-feira, abril 23, 2004

Durão Barroso confessa a sua paixão: o ensino. Organizações protestam. Valentim comenta. Frei-das-Magalhães refugia-se...

Durão Barroso confessou, recentemente, que a sua paixão era o ensino. E que esta paixão estaria acima da política. Manuela Ferreira Leite terá confessado o seu desagrado por tal afirmação mas não consubstanciado. Cartas anónimas com o carimbo da Polícia Judiciária de Gondomar anexaram registos de escutas telefónicas onde se pode ler: "Ó mulher! Com a mulher dele eu ainda suportava mas esta nova paixão... então não era eu?! Quem conseguiu os 2.8 % de deficit?! Quem impôs o pagamento especial por conta? Eu é que sou a paixão! [crzzzzzz pgcrzzz] Não me venhas falar de financiamentos, Graça! Eu é que os autorizei! [crzzzzzz pgcrzzz] pelo menos nunca precisei de de lipoaspiração [crzzzzzz pgcrzzz] esgoroviada estrábica! [crzzzzzz pgcrzzz] A Cardona?! O que tem a Cardona?! [crzzzzzz pgcrzzz] e dentes postiços! Eu não".

A Associação dos Pescadores de Cherne já veio demonstrar a sua insatisfação face a esta posição que adjectivou de "traição de Estado". "Já há muito tempo que assumiamos, com satisfação, a condição de amor correspondido em exclusividade. Com esta deslocalização onde é que vamos parar?". António Teodoro já classificou esta nova posição do primeiro ministro como "uma sinalagmatção mapeadora das perfunctórias e estruturalizantes dimensões axiológico-pragmáticas do mapa-mundo noosférico do lebenswelt paradigmo-estilizante. Mutatis mutandis impor-se-á uma análise prospectiva de sufragação de apoio ou condenação, 'tás a ver, pá?" A FENPROF afirmou fazer suas palavras as do iminente pedabob... pedagogo. Face a um atraso na posição da FNE, dirigentes máximos desta estrutura afirmaram que assim que acabem de consultar os dicionários, extravazarão uma posição clara e prudentemente equívoca.

O Sindicato dos Professores do Ensino Superior (SPES) apressou-se a organizar uma convenção para tomar posição sobre a novel posição de Durão Barroso. Trinta minutos depois de todos os seus associados chegarem, em Ordem, ao Restaurante "O Escondidinho" em Algueirão num automóvel Smart declararam: "Já há anos que, em massa, nos insurgimos contra esta obsessão pelo cherne demonstrada pelo nosso primeiro. Agora poderemos dormir descansados. Ad perpetuam rei memoriam". Observadores afirmam que se dantes estes corajosos sindicalistas pareciam adormecidos agora assemelham-se a três nonagenários com sindroma de Parkinson agúdo a jogarem à sueca.

Também Valentim Loureiro quebrou o silêncio para comentar esta novidade bombástica: "Não é verdade que tenha feito contactos telefónicos nos dias 22, 23 e 24 de Janeiro às 14.37, 15.23 e 23.50 o Director do Instituto Superior da Maia para efectuar a lavagem de dinheiro, 327.433 euros e 57 cêntimos, mascarado de propinas escolares de 3 cursos de pós-graduação, provenientes dos meus negócios com 13 construtores civis das freguesias de Gondomar (Gondomar), Caxinas (Vila do Conde) e Terroso (Póvoa de Varzim). É tudo mentira! Os jornalistas presentes, surpreendidos, quetionaram "o que lhe perguntamos foi a nova paixão do primeiro-ministro...". "Ah, pois...", exclamou Valentim Loureiro."Eu só percebo de política! De futebol não pesco nada!".

Quem não perdeu tempo a tomar a sua posição foi o emérito Professor Doutor Frei-das-Magalhães, notável pregador irrequieto da nossa praça. Afirmou, peremptoriamente: "Eu já sabia! Quem contrariar eu impugno! A mim ningém me cala! Eu pago os meus impostos! Eu pago as minhas quotas! Eu sei o que digo! A mim ninguém me engana!". Este notável personagem tem sido visto a rondar o Palácio das Laranjeiras com curiosos aparelhos de captação de som à distância apontados aos Gabinetes com ar-condicionado que se visliumbram do exterior do edifício. Instado a comentar tal bizarra atitude, apenas clamou: "Eu não estou cá! Não me viu! Quem contrariar eu impugno! A mim ningém me cala! Eu pago os meus impostos! Eu pago as minhas quotas! Eu sei o que digo! A mim ninguém me engana!".