sexta-feira, janeiro 16, 2004

Sátira circense às categorias do ensino superior politécnico público

Esta "análise" foi feita há algum tempo. Sabe-se lá porquê, decidi inclui-la aqui.

"Sátira circense às categorias do ensino superior politécnico público"

1. P.-C. (Professores Coordenadores, perdão, "Palhaços Carrancudos")
São os Palhaços principais, não necessariamente os mais velhos. Caracterizam-me pelas queixas de excesso de trabalho daí um facies carrancudo. Normalmente pertencem, e presidem, a Comissões Retóricas (a que mesmo assim, tentam se furtar) que muito discutem e nada fazem. Discussão é, de facto, a sua especialização, mormente sobre um tema que lhes é caro: "O que é que pudemos mudar - e queremos mudar tudo - para que tudo, isto é, o Circo, fique na mesma?!". A concretização fica, asseguram, a cargo de outros professores, perdão, "palhaços". Repartem as suas actividades entre reuniões obscuras entre si ou com os órgãos do poder. São pouco vistos noutras actividades (outros "palhaços" pensam até que estes não existem...). Produzem documentos que caem no esquecimento mas que gostam de assinar do tipo: "Linhas Estratégicas", "Princípios Orientadores", etc. Caracteriza-os o facto de terem direito a mais rebuçados e chocolates ao fim do mês (dia 24) e, muitas vezes, trocam-nos por Jeep's que ostentam à porta da escola, perdão, do Circo. Possuem, também, telefones portáteis "topo de gama" que, igualmente, gostam de ostentar. Têm, finalmente, um grau de "Palhaçadémico" que lhes permite aceder a essa posição, o "Palhaçaramento".

P.-A. (Professores-adjuntos, isto é, "Palhaços ou Sábios Anciãos")
O que caracteriza, sobretudo, estes "Palhaços" é a sua vontade de se tornarem "Palhaços Carrancudos". Aspiram a ter mais rebuçados e chocolates no dia 24. Trabalham mais em palhaçadas do que os P.-C. Na verdade, trabalham mais de todo do que os P.-C. Também se queixam do excesso de trabalho mas, mesmo assim, insistem em se juntar aos P.-C. nas conspirações obscuras com os mesmo objectivos que as dos P.-C. Compõem, juntos com estes últimos, o "Circo das Vaidades", órgão só para "Palhaços" que define, cientificamente, as palhaçadas que o Circo vai levar a cabo nos tempos futuros. Também os caracteriza o facto de, apesar de se queixarem do "Circo das Vaidades" fazerem questão de estarem inseridos nele. Por vezes os Palhaços zangam-se e então formam "Círculos de Palhaços Informais". Os P.-A. são espécies de Palhaços mais vistos a fazerem palhaçadas nas salas de palhaçadas. Nem todos, tal como os P.-C. têm formação específica para serem Palhaços mas isso não lhes importa. Alguns também possuem Jeep's, trocados pelos rebuçados e chocolates, para ver se se confundem com os P.-C. Ostentam-nos, também, à porta do Circo. Para aceder à categoria de P.-A. tiveram que fazer o Palhaçarestado.

A., "assistentes", "underteachers" ou "ambicionadores" ou ainda "assalariados sub-pagos" que se subdividem em:
A. (assistentes do "quadro", isto é, "Ambicionadores" a P.-A. Constituem, também, a mão-de-obra barata do quadro do Circo já que, exceptuando as Comissões e Reuniões obscuras, fazem as palhaçadas que mantêm o alguma actividade no Circo. Recebem menos chocolates e rebuçados que outros "Palhaços" (com "P" grande) mas, iludidos pelos P.-C. e P.-A., de que irão, qualquer dia ser acolhidos no seio deles, vão permitindo esta situação. A maior parte tem Palhaçatura para ser P.-A. mas não acede a essa categoria por motivos não públicos. Dizem que "qualquer dia o Circo vem abaixo..." mas não se aglutinam para esse fim. Constituem alianças com alguns P.-C. e P.-A. para defesa dos seus interesses, isto é, aceder a P.-A. num prazo visível. Por vezes conseguem-no. Outras vezes não é fácil....

A. (assistentes ou "ambicionadores" "requisitados")
São, na essência, semelhantes aos outros A. Distingue-os o facto de terem fugido de outro Circo já que a população deste era mais complicada e trabalhosa do que a do Circo Superior. E, Não obstante, guardam o vinculo ao Circo anterior "não vá o Diabo tecê-las...". Alguns destes Ambicionadores a P.-A. conseguiram, por – pensa-se – magia negra, a equivalência a P.-A. e chamam-lhes a categoria híbrida de "Equiparados a P.-A.". E, por tal, recebem uma mais-valia de rebuçados e chocolates no dia 24 de cada mês. Entristece-os, no entanto, a não autorização de entrada no "Circo das Vaidades" onde, certamente, iriam aumentar as Palhaçadas no seu interior. Os Ambicionadores requisitados são, na maior parte, antigos no Circo. Por tal reclamam de um estatuto superior aos restantes Ambicionadores.

A. (assistentes ou "ambicionadores contratados")
São os ambicionadores que, de facto, mantêem o circo em funcionamento. Pouco têm em comum com todos os anteriores. Entre si, são os que mais trabalham: por vezes o dobro de horas dos P.-A. e o triplo dos P.-C. e estão, em surdina, proíbidos de sonhar em ter um vínculo menos precário. Em caso de crise económica no circo serão, inevitavelmente, os primeiros a ser despachados para o limbo. Por tal não gostam (ou melhor, têm medo) de levantar a voz não vá algum Palhaço (com "P" grande estar a ouvir...). Em muitos circos estes ambicionadores vão entrando e saíndo conforme as necessidades da instituição circense. São os trabalhadores provisórios que cumprem as necessidades permanentes de serviço. Quando há reuniões improdutivas onde só os Palhaços-Carrancudos e os Palhaços- ou Sábios Anciãos têm, em surdina, direito a intervir sem serem solicitados a tal, estão lá todos caladinhos , silenciosos e em segundo plano, a concordar com ligeiros assentamentos de cabeça.

São o exército do circo. Alguns até têm palhaçarestado mas isso é irrelevante pois, certamente, este foi obtido num Circo de menor importância do que o dos Palhaços-Carrancudos e os Palhaços- ou Sábios Anciãos. Esforçam-se por agradar aos Palhaços-Carrancudos e os Palhaços- ou Sábios Anciãos para manter o seu vínculo. Os ambicionadores contratados sabem que fora do Circo a vida está muito feia e dura. Alguns já a experimentaram e não desejam lá voltar. Por isso convém não fazer alarido.
Não vá o Diabo tece-las...