segunda-feira, abril 25, 2005

“Mãe? Agora os soldados são nossos amigos? Dantes não eram porquê?”

É a pergunta inocente de uma criança de 8 anos no dia 25 de Abril de 1974 ao deparar-se com uma certa comoção nas ruas e uma emissão televisiva fora do comum. Nos dias seguintes os cartazes do MFA com um soldado e um popular a representar o povo só fizeram cimentar a ideia de soldados inimigos do povo, que batiam no povo. De facto, enquanto criança no pré-25 de Abril nunca me tinha apercebido disso, de que os soldados eram inimigos do povo.

Agora”, o contraste desta súbita amizade fez emerger a pergunta. “Não. Os inimigos eram outros. Não tinham farda e fizeram mal ao teu avô… mas dantes não se podia dizer isto em voz alta”. Sim, o espectro do meu avô ter sido maltratado por uma polícia política ainda hoje enforma e informa a minha relação com a ditadura do Estado Novo e o período da primavera marcelista.

Ainda hoje lamento não ser mais velho no dia 25 de Abril de 1974. Para perceber o que se passava, para participar no que se passava, para ser parte do que se passava…

5 Comments:

Blogger manuel cabeça said...

sorte a tua, caro Paulo, de poderes disfrutar mais tempo do tempo de liberdade.

abril 25, 2005 3:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O que fizeram ao teu avô?
David

abril 25, 2005 4:11 da tarde  
Blogger Chris Kimsey said...

David: pensa-se que ele terá tido umas conversas politicamente incorrectas num café que terão sido ouvidas por um qualquer bufo e sofreu as consequências...

abril 26, 2005 9:40 da manhã  
Blogger LN said...

Ora, oito anos... eu era ligeiramente mais velha, mas não o «bastante» para ter uma certa «idade de ouro» na vivência política (pelo menos, a ajuizar pelo que conta quem tinha).
Mas gosto de ouvir contar, de relatos dos mais velhos.

E de me interrogar acerca das sombras e dos costumes que ficaram, dessa altura.
O peso do estado Novo não se apaga numa revolução e gente que hoje assume cargos relevantes é desse tempo. Para o melhor e para o pior. (E antes, eu não poderia escrever isto... nem haveria blogosesfera... ou, se houvesse, não seria em Portugal).

abril 26, 2005 9:48 da manhã  
Blogger Chris Kimsey said...

No outro dia o editor de economia da TVI dizia, pertinentemente, que uma das razões do nosso atraso económico era um certo servilismo herdeiro do Estado Novo numa certa geração. Ao que a pivot, Manuela Moura Guedes, troçou, dizendo: "Estado Novo?" Onde isso já vai!". Valha-me Deus... tirem o pessoal das livrarias e coloquem-nos na apresentação do Telejornal da TVI...

abril 27, 2005 10:51 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home