sábado, abril 23, 2005

Plagiaram-me... sim, desta vez foi a mim...

A senhora é professora de História. Vice-coordenadora da Secção Pedagógica de um Centro de Investigação dedicado à investigação/em memória de Humberto Delgado. E manteve, até há poucos meses, um blog designado HistóriaeCiência.weblog.com.pt. E não teve pejo em copiar 53 imagens que eu digitalizei do meu próprio acervo bibliográfico e coloquei num site meu, para ilustrar posts do seu blog. Está tudo aqui. Contactada por e-mail há já algum tempo, nada respondeu. Basta colocar o cursor nas imagens e clicar "propriedades"

Porventura a investigação/homenagem a alguém com valores anti-fascistas, de liberdade e respeito pelos outros e a vice-coordenação da "Secção Pedagógica" do referido Centro (financiado pela FCT) não lhe ensinaram a importância da apropriação indevida de imagens. O blog, por sua vez, trata, entre outros, da "História da Cultura e das Mentalidades". Não creio que vá perorar sobre a propriedade intelectual ou a apropriação indevida...

Homo sum. Humani nihil a me alienum puto…

13 Comments:

Blogger mfc said...

Sempre houve e haverá pessoas desse género que querem ser "originais".
É triste , mas é o que temos!

abril 23, 2005 10:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

...nem de propósito! Vê, meu caro, o que pode acontecer a quem é honesto?! Há sempre uns quantos a quem se aponta o dedo, que correm o risco, que se "ufanam" quando procuram e conseguem a adequação à verdade... assim como o meu amigo: arriscou-se a tornar a sua obra pública, teve um tubarão que a pensou sua (neste caso, dela). Coisas da vida!
Passe bem!

abril 24, 2005 2:15 da tarde  
Blogger Chris Kimsey said...

O colega Eliseu faz, julgo eu, implicitamente referência a um comentário meu noutro blog a respeito de um comentário dele. Na verdade, naquele meu comentário, concordei, no essencial, com ele exceptuando-se a afirmação que termina com o ponto de admiração. Se estiver a ser injusto (e ele não estiver a ser irónico), peço desculpa ao Eliseu. De qualquer modo, agradeço-lhe a solidariedade explicita ;-]

abril 24, 2005 4:15 da tarde  
Blogger LN said...

Fui lá ver... e nem se consegue comentar! já agora.

A questão não seria o uso, pois não? mas a não referência às fontes e, portanto, o assumir como seu o que é de outro! Acontecências indecentes...

abril 24, 2005 8:36 da tarde  
Blogger arte said...

São tuas estás no teu direito de protestar!O plágio ainda faz parte da cultura de muita gente.25 de Abril sempre.Abraço.Arte por um canudo 2

abril 25, 2005 1:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não! Não estava a ser irónico. ah! já agora: só volto aos blogs que penso serem sérios!

abril 25, 2005 1:41 da tarde  
Blogger Chris Kimsey said...

Lucília: acho que tens razão no teu preciosismo. É mais a apropriação do que o uso...

mfc e dp: obrigado pela solidariedade.

Eliseu: e voltou a este, Eliseu. Obrigado. Tento ser sério mas também brinco às vezes. O importante é que se distinga ;-]. E peço-lhe desculpa por poder ter pensado que estava a ser irónico. O discurso escrito não mostra muita coisa, não é?
É sempre bem-vindo ;-)

abril 25, 2005 1:58 da tarde  
Blogger Luis Moutinho said...

Grave.
É um sinal de desonestidade que é legítimo estendermos ao seu trabalho...
O que é que custa referir uma fonte?

abril 25, 2005 7:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Será por causa desse plágio que não se consegue comentar as entradas? Conseguia-se antes de descobrires e contactares com a plagiadora?
David

abril 26, 2005 9:34 da manhã  
Blogger Chris Kimsey said...

Já não se conseguia antes, David. O que a senhora não sabe é que basta-me mudar uma só letra no nome dos ficheiros das imagens que ela copiou para ela ficar com uma data de pequeninos quadradinhos brancos... :-|

abril 26, 2005 10:16 da manhã  
Blogger Blogger said...

Eu mudava a tal letra...

abril 26, 2005 2:25 da tarde  
Blogger Chris Kimsey said...

Dito e feito, Hugo.

abril 26, 2005 3:43 da tarde  
Blogger Blogger said...

Tinha de ser Paulo. Mas eu ainda tentava encontrar outro mail da senhora ou endereço para "explicar-lhe" que aquilo não se faz...

abril 26, 2005 4:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home