quinta-feira, fevereiro 24, 2005

Não há regra sem excepção…

«Discípulo - (…) Mestre? Eu não sou dogmático e estou aberto aos seus ensinamentos.
Mestre Sofista – Eu não tenho ensinamentos…
Discípulo – Mas, mestre, eu preciso dos seus ensinamentos…
Mestre Sofista – De que precisas tu?
Discípulo – De iluminação, Mestre. Preciso de algumas certezas…
Mestre Sofista – Que incertezas tens?
Discípulo – Muitas, mestre, muitas! Só a Ciência me dá certezas!
Mestre Sofista – Ah, sim? E que certezas te dá a ciência?
Discípulo – Ora, Mestre! As regras científicas! Das Ciências Exactas! São Exactas!
Mestre Sofista – Todas?
Discípulo – Certo, Mestre. Eu sei que não há regra sem excepção…
Mestre Sofista – Eu só conheço uma e mesmo assim tenho dúvidas porque é contraditória…
Discípulo – Tem dúvidas sobre a única regra que pode não ter excepção?
Mestre Sofista – Sim.
Discípulo – E qual é essa regra Mestre?
Mestre Sofista – É essa mesmo.
Discípulo – Como!? Qual regra, mestre?
Mestre Sofista – “Não há regra sem excepção
Discípulo – Não entendo, mestre…
Mestre Sofista – Se a regra “não há regra sem excepção” não tem excepção nenhuma, ela é contraditória em si própria porque até essa regra deveria ter excepção e...
Discípulo – Ó mestre?! Por Zeus… isso são jogos de palavras, meros sofismas…
Mestre Sofista – Pois... eu é que sou sofista…»

Ignorabimus, tamen impavidi progrediamur...

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Como? Espera que eu já volto.Tenho que pensar...
A.T.

fevereiro 23, 2005 11:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O discípulo já tinha sido sofisticamente endrominado :)
Tinaaaaaa!

fevereiro 24, 2005 12:28 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Tem uma certa lógica. Ou a lógica também tem excepções?
David

fevereiro 24, 2005 9:45 da manhã  
Blogger RD said...

:)) muito giro.

fevereiro 25, 2005 1:29 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Onde foi buscar isto? Porque é que o mestre aparece como "sofista". Não percebi essa parte
A.P.

fevereiro 25, 2005 11:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

bom comeco

março 08, 2011 2:17 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home