terça-feira, maio 03, 2005

O porquê dos meus blog’s favoritos (I)

Cá vão eles. A ordem é puramente alfabética.

A Destreza das Dúvidas
Porque, embora muito orgulhoso, é assertivo. Porque dá-me a conhecer uma realidade que ainda anseio experimentar e porque deliciam-me as crónicas sobre “o Patrick foi a este sitio, o Karl disse aquilo,…” e lá vou eu, interessado nesta novela académico-mexicana, recuar vários post’s para enquadrar as personagens do “Patrick” e do “Karl” para poder perceber a trama. E as crónicas vernaculistas do Cristóvão (o pai?) são uma referência…

A Memória Flutuante
Porque parece ser um bom historiador da educação (mesmo que não o assuma). E por tal sabe relativizar e enquadrar, como ninguém, alguns dos actuais cenários da educação. Novel blogger, ganhou, merecidamente, um lugar de honra nas minhas visitas quase diárias. Tem uma mentalidade curricular que não me parece vulgar na geração dele. E porque é das muito poucas pessoas que mais me deve entender (concordando ou não), em termos epistemológicos, quando falo das questões do currículo.

Arte por um Canudo 2
Porque o caracteriza uma certa inocência e candura pelas imagens e pelos textos que me seduz. Porque é completamente despretensioso.

Conversamos?!
Porque é um óptimo blog para ler e perceber coisas da “trama humana” em particular e, em geral, é de uma erudição invejável. A Lucília levanta questões e deposita reflexões tão pertinentes que eu até tenho medo de comentar por poder parecer um ignorante. É, de facto, o que a sua sageza me faz sentir…

Da Escola
Porque é fundamentadamente opinativo. Porque é incisivo. Porque não parece ter medo. E, apesar de ser da escola de outros tempos, denotar uma frescura não usual.

Fábulas
Porque é querida, muito esclarecida e pertinente nas suas posições. É uma professora do 1.º C.E.B. que eu gostaria de ter tido como aluna. Seria um desafio num certo marasmo desse universo (com razoáveis excepções).

Mais do Mesmo
Porque é (também) sportinguista. E fala do que sabe e não mais do que isso. Não se aventura em grandes solilóquios. Fala de futebol e de escolas com uma coerência e simplicidade de assinalar. E porque amiúde não tem papas na língua...

O Almocreve das Petas
Porque gosta de História contemporânea de Portugal. Porque é bibliófilo (e, se calhar, bibliómano...). Porque recebe os mesmos catálogos de alfarrabistas e antiquários que eu. Porque tem um nome espectacular.

O Fio de Ariana
Porque me faz lembrar de mim há anos atrás. Porque vejo, em post’s curtos e plenos de conteúdo um trajecto académico onde sobressaem as pequenas e grandes vitórias, as pequenas e grandes amarguras.

OutrOlhar
Porque levanta questões interessantes sobre educação (em especial gestão escolar) e, amiúde, sustenta-as com excertos de autores e as próprias fonte. E, apesar de não concordar com a toda a filosofia da “sua” Escola Cultural, é pertinentíssimo nas suas posições.

Ponto Triplo
Porque é um blog com excelentes links para a “ciência pura e dura” e por vezes não tão pura e não tão dura assim…

Professorices
O que dizer do Decano? Porque é um bom “diseur” de muitos assuntos, reflecte, fundamentadamente, sobre o Ensino Superior e o que me parece ser um dos melhores especialistas sobre o Processo de Bolonha. Entusiasma-me o entusiasmo abrupto dele por assuntos e sou, igualmente, esmorecido pelo seu esmorecimento pelos mesmos. Mas, Helas!, terminou a sua produção bloguística.

Que Universidade?
Porque é uma excelente fonte de link’s sobre muitos assuntos do Ensino Superior. Em vez de ir aos motores de pesquisa procurar notícias, eu vou ao blog do MJMatos. Quando oiço pela rama qualquer coisa relevante sobre o E.S. lembro-me: “logo vou ao «Que Universidade?» saber mais…

Univercidade
Porque é assertivo também. Não tem pejo em assumir, destemidamente, as suas posições (mesmo que eu discorde de algumas delas) e porque mantém uma regularidade apreciável. Porque é dos sites sobre Ensino Superior o que mais me informa e enforma. Porque é dos poucos que compreende a (grande) necessidade de formação pedagógica certificada em professores do Ensino Superior.

E ainda há os outros que constam na lista à esquerda de que falarei oportunamente na continuidade deste post...

15 Comments:

Blogger Luís Aguiar-Conraria said...

Agradeco as palavras. Gostamos sempre de ouvir elogios. Principalmente quando vem de pessoas (ou blogues, neste caso) que aprendemos a respeitar.
Muito obrigado.

maio 03, 2005 4:38 da tarde  
Blogger Miguel Pinto said...

Olha, está aqui um bom pretexto para remexer a escola cultural. Obrigado, Paulo.

maio 03, 2005 5:47 da tarde  
Blogger manuel cabeça said...

peço desculpa da surpresa, mas nunca me imaginei "ser da escola de outros tempos", nem em ideologia, nem em princípios, nem em orientações ou práticas, nem em saudosismos.
É uma surpresa quando descobrimos aquilo que transmitimos aos outros, uma vez que não tenho o privilégio de conhecer o Paulo.

maio 03, 2005 6:43 da tarde  
Blogger LN said...

Paulo.... e agora?! Nem sei bem o que responder - fico entre o surpreendida e o «como é que o faço falar mais por lá?»! Ah, e o reconhecida, com a baba a cair em cima do teclado (e a olhar em redor à procura de um pano) :)

maio 03, 2005 10:58 da tarde  
Blogger Blogger said...

:)

E já sabes quantos anos tenho?

maio 03, 2005 11:00 da tarde  
Blogger saltapocinhas said...

Não queria ser antipática para quem teve para comigo um gesto tão simpático, mas pareceu-me notar na tua apreciação um certo preconceito contra profes do 1.º ciclo...Mas estás perdoado: só conheces as que andam a fazer (ou a comprar?) a licenciatura que são, salvo honrosas excepções, as piorzinhas!!
(agora sou eu quem vai apanhar...)

maio 03, 2005 11:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Sageza"?! Mas que bem! E os outros é que são eruditos... pois, pois. :)
David

maio 03, 2005 11:21 da tarde  
Blogger saltapocinhas said...

E esqueci-me de dizer que vou tentar conhecer dos blogs que referes aqueles que ainda não conheço.
E que também no ensino superior há profes e profes... Há aqueles como tu e o Varela de Freitas e há os outros, que confundem "ensino superior" com "ser superior". E eu não tenho nenhum sentimento de superioridade ou inferioridade em relação a ninguém, pois na minha família mais chegada há professores de todos os graus de ensino...

maio 03, 2005 11:24 da tarde  
Blogger Miguel Pinto said...

Eh, eh, … a saltapocinhas é danada! ;o)

maio 03, 2005 11:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Paulo? Enganaste-te. "O Almocreve das Petas" não leva o "O" :)
Nelson

maio 04, 2005 12:07 da manhã  
Blogger JVC said...

Obrigado pelas plavras elogiosas.
Se permites publicidade, lembro que posso continuar a ser lido na minha página, incluindo notas que não dizem respeito apenas ao ensino superior.

maio 04, 2005 9:48 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado Paulo! Gosto quando dizes "certa inocência e candura pelas imagens e pelos textos que me seduz". Enquadra-se no estilo de blog.Arte por um Canudo 2

maio 04, 2005 12:29 da tarde  
Blogger MJMatos said...

Vai-se fazendo por merecer a distinção, Paulo, 8-). Retribuo a distinção ao Acontecencias, como blogue de passagem (quase) diária.

maio 04, 2005 7:22 da tarde  
Blogger Cândido M. Varela de Freitas said...

Cheguei tarde - hoje o dia foi muito cheio, com uma "Jornada sobre Bolonha" na minha UM que me afastou do computador e da leitura dos blogs que visito - menos porventura do que gostaria. Tenho de agradecer a referência à "Memória". Tento, nesses textos, ser autêntico; como aliás tento sê-lo na vida. Não sendo historiador - deixemos isso para o Nóvoa! - sou um "contador de histórias"... Creio que temos na verdade linhas comuns de pensamento. E já agora, sabe que fui o primeiro docente a ensinar, em Portugal, uma disciplina de Currículo, na UM, em 1977? Intitulava-se Teoria Curricular e Docimologia. Foi a partir daí que o currículo passou a ser a minha área de... ia escrever de especialização, mas é demais: área de interesse continuado. Continuaremos a conversar.

maio 04, 2005 10:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

arcondicionadoautomotivo e arcondicionadoautomotivo - arcondicionadoautomotivo - arcondicionadoautomotivo ; arcondicionadoautomotivo , arcondicionadoautomotivo arcondicionadoautomotivo e arcondicionadoautomotivo - arcondicionadoautomotivo - arcondicionadoautomotivo ; arcondicionadoautomotivo , arcondicionadoautomotivo arcondicionadoautomotivo e arcondicionadoautomotivo - arcondicionadoautomotivo - arcondicionadoautomotivo ; arcondicionadoautomotivo , arcondicionadoautomotivo

dezembro 18, 2013 6:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home