sábado, dezembro 20, 2003

Sinais nas rotundas

Às vezes penso que sou a única pessoa que faz sinais nas rotundas. Ensinaram-me que se deve fazer o pisca para a direita na entrada na rotunda caso se vá virar na primeira saída à direita e pisca esquerdo caso se vá para qualquer dos outros acessos na estrada circular. E depois de estar dentro daquela, o pisca à direita para indicar em qual dos acessos se vai aceder antes de se aceder a ele. Mas não vejo mais ninguém faze-lo. Estarei a fazer mal? Alguns ainda fazem o primeiro sinal mas, dentro da rotunda, urge haver o poder de adivinhar para que acesso vai entrar o condutor que nos ladeia.
Os condutores em Portugal são mesmo uma desgraça ao volante. Eu tenho uma teoria em relação ao género dos condutores/perícia automobilistica: as mulheres são mais azelhas, os homens são mais ousados. Em última instância são estes últimos os mais causadores de acidentes de viação: são mais propensos a altas velocidades e estas originam mais infortúnios. As mulheres, mais desastradas na condução, concretizam a sua azelhice em velocidades consideravelmente mais lentas dando azo ao condutor mais ou menos desprevenido, mais tempo de se aperceber e corrigir a sua trajectória ou esperar que o acto azelha termine. Que me perdoem os homens e as mulheres com o estereótipo veiculado. Eu serei, inapelavelmente, vitima dele também.

E porque tem a minha teoria esta configuração? Não faltam os estudos da psicologia diferencial que postulam a maior capacidade de localização espacial por parte do género masculino. Já viram algumas mulheres a estacionarem os veículos em marcha-atrás? É de bradar aos céus. A este nível eu sinto-me uma mulher, por vezes. Por outro lado, a mulher, na sociedade actual, tem mais motivos para se distrair ao volante do que o homem. É ela que, trabalhando, também cuida do(s) filho(s), daquilo que irá ser o jantar, do estado de arrumo/desarrumo da casa, etc., etc.. O homem preocupa-se essencialmente de questões de trabalho e de alguns dos seus interesses extra-laborais (o desporto ou outros hobbies: o blog?). À noite terá o jantar comodamente em cima da mesa. No momento em que escrevo isto está, justamente, a minha cara-metade a acusar-me de estar demasiado tempo no computador e de não ligar ao que vai ser o jantar de hoje... tenho ou não tenho razão?
"I rest my case".