quinta-feira, dezembro 18, 2003

Em que geração estão as boas maneiras?

Não se diz que a juventude actual não tem bons modos? Não se diz que são mal educados?
Que é, enfim, uma "geração rasca"? Porquê? Os mais velhos têm bons modos? Cada vez mais reparo que é da geração anterior à minha que a malcriadice está mais entranhada: eu vejo mais preocupação com o ambiente nos mais jovens do que nos quarentões e daí por diante. Já viram algun dirigente de uma ONG com preocupações ecológicas que não fosse um jovem? Eu vejo velhotes a cuspirem para o chão, a deitarem o maço de tabaco vazio, descaradamente, para o chão. Eu vejo velhotas a passarem à frente nas filas dos serviços públicos. Eu vejo cada coisa...
Os jovens de hoje podem ser alcunhados de ignorantes mas que são mais sérios e bem educados que a geração anterior. Não tenho grandes dúvidas sobre isso. E a geração anterior sabe disfarçar a sua ignorância. Mas não o sabe fazer na questão das boas maneiras. Não leram os manuais de civilidade da Madame Gencé ou da "Madame X"? Ou da Condessa de Ségur? Seguramente que não... e não vejo senão a geração anterior a criticar a falta de boas maneiras dos jovens actuais omitindo, consciente ou inconscientemente, a sua rudeza de maneiras.
A este nível, há esperanças de um futuro melhor...